A importância do ESG para o resultado das empresas

A importância do ESG para o resultado das empresas

Um assunto que começou 2023 em alta é o ESG, sigla em inglês adotada pelo mercado financeiro para destacar um conjunto de práticas e ferramentas que serve para avaliar a sustentabilidade corporativa. A crise da Americanas, desencadeada pelo escândalo contábil no qual R$ 20 bilhões deixaram de ser registrados como dívidas no seu balanço, colocou o tema em evidência.

Mais do que a perda da credibilidade da empresa, o caso também gerou impactos diretos em muitas outras companhias, que passaram a ter sua cultura de integridade questionada. Mas, afinal, o que é isso e qual a sua importância nos tempos atuais?

Embora não seja um conceito em si, ESG trata da preocupação que empresas devem ter com a conservação do meio ambiente, a atenção às mais diversas causas sociais e a implementação de práticas de governança. Não basta utilizar veículos de energia renovável e possuir programas sociais voltadas para famílias carentes. Tão importante quanto esses cuidados deve ser a preocupação com a sustentabilidade da empresa.

Mudanças no padrão de consumo

Cada vez mais é necessário discutir a maneira adequada de executar o processo de implantação dessas ferramentas na companhia e como levar isso aos clientes. Não há dúvidas de que esse é um diferencial para as empresas, tanto para atrair mais público quanto capitar mais investimentos.

Atualmente, o ativismo das novas gerações é um fator de grande impacto no consumo. O meio ambiente, as demandas sociais e a governança precisam andar juntos. Eles não podem ser apenas uma ferramenta de marketing. Devem fazer parte, portanto, do planejamento estratégico, da cultura da empresa e das atitudes.

Além disso, o ESG proporciona processos e métricas para acompanhar a evolução dessas variáveis de maneira orgânica, além de sua relação com a estratégia organizacional.

Vale lembrar que organizações que não estão alinhadas a essas práticas são canceladas por boa parte dos consumidores e não têm seus produtos consumidos.

Vantagem competitiva

Estruturar, formalizar e efetivar uma política relacionada aos temas ESG são fundamentais nos dias de hoje. Os investidores com essa preocupação acreditam que as empresas atentas a essas questões podem contar com vantagem competitiva de longo prazo.

Desse ponto de vista, tais práticas geram fluxos adicionais de valor, como melhor custo-benefício operacional, aprimoramento de imagens e reputação de marcas, menor exposição a riscos, dentre outros fatores.

Os desafios atuais impõem a necessidade de um novo olhar sobre os negócios, e uma visão de longo prazo pede compreensão e adequação das organizações a essas demandas do consumidor e da sociedade.

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