Conquiste a Alta Performance com a Integração de Equipes de Crédito

Conquiste a Alta Performance com a Integração de Equipes de Crédito

 

Nas cooperativas de crédito, é muito comum encontrar uma certa falta de sinergia entre as áreas que, por razões diversas, acabam criando separações entre si e cuidando apenas daquilo que lhe compete.

Mas numa instituição de alta performance e resultados expressivos, a comunicação e empenho cooperativo

entre as equipes de negócios, crédito e cobrança é tratada com atenção máxima, principalmente por ser um ponto chave na oferta de serviços eficientes e verdadeiramente relevantes ao cooperado.

Nesse sentido, a integração de equipes de crédito fortalece não apenas a entrega de resultados e um atendimento mais ágil, mas também a governança, a gestão de riscos e cria um ciclo virtuoso de análise, concessão e recuperação, beneficiando o cooperado e assegurando a saúde financeira da instituição.

A integração das equipes de crédito e o alinhamento de objetivos

Quando as equipes de uma cooperativa de crédito trabalham unidas, com senso de pertencimento e – melhor – sabendo que “estão todos no mesmo barco”, algumas decisões e processos de certa área são executados com vistas em ajudar e apoiar os processos da outra, e assim inicia-se a integração entre equipes de crédito.

Para tanto, é importante estabelecer metas comuns em reuniões conjuntas, de forma que todos tenham clareza dos pontos importantes de cada setor. Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) como taxa de aprovação de crédito, índice de inadimplência e percentual de recuperação devem ser discutidos em conjunto.

Por exemplo, definir que a equipe de crédito opere com inadimplência abaixo de 3% e recuperação acima de 70% cria um senso de responsabilidade compartilhada. Ou seja, se as equipes de Negócios, Crédito e Cobrança têm clareza sobre esses objetivos, cada área entende seu papel no resultado final.

Mantendo um fluxo de informações mais assertivo e transparente

É inegável que a integração de equipes de crédito só acontece em sua plenitude através de uma comunicação interna assertiva, clara e objetiva. Mas nem sempre o volume de trabalho e a pressa por resultados permite que essa comunicação aconteça de forma harmônica.

Ainda assim, é importante que a gerência aja para garantir a fluidez e a precisão das informações entre Negócios, Crédito e Cobrança. Para isso, centralizar e atualizar em tempo real o cadastro dos cooperados é fundamental, pois elimina duplicidade de dados e reduz retrabalhos, discrepâncias, falhas na comunicação e perda de tempo.

Além disso, estabelecer reuniões quinzenais de alinhamento entre gerentes de cada área é uma oportunidade estratégica para revisar carteiras, mapear riscos emergentes e ajustar políticas de crédito. Isso favorece a governança operacional, mantém o compliance em dia, evita atrasos e torna os processos da cooperativa mais ágeis e confiáveis.

Descomplicando a integração de equipes de crédito

Como o time de negócios pode apoiar a análise de crédito cooperativo?

O time de negócios atua como ponte entre o cooperado e a oferta de crédito. Para apoiar a análise e elaborar um parecer negocial mais preciso, que reduza retrabalho e acelere a decisão, a equipe de negócios pode:

  • Fornecer dossiês completos: histórico de relacionamento, segmentação setorial e projeções de receita;
  • Documentar condicionantes de mercado: sazonalidade, variações cambiais e cenários regulatórios;
  • Utilizar checklist padronizado para garantir que nenhum documento essencial seja omitido.

Como a análise de crédito ajuda a equipe de cobrança?

Os colaboradores que analisam o crédito, ao definirem limites e garantias ajustados ao perfil de risco do cooperado, conseguem apoiar o time de cobrança através da:

  • Prevenção de cenários de risco mapeados e gatilhos de inadimplência (como mudança de safra ou variação cambial);
  • Reserva de contingências acordadas, como renegociações pré-aprovadas condicionadas a desempenho ou meta alcançada pelo cooperado.

Dessa forma, o time de cobrança abordará o cooperado com propostas de renegociação personalizadas, o que pode colaborar com o aumento na fidelidade e na taxa de recuperação de valores.

Como a equipe de cobrança auxilia a área de negócios?

Além das abordagens tradicionais (e-mail, telefonema, whatsapp), o time de cobrança de uma cooperativa de crédito pode inovar e oferecer plataformas de autoatendimento para renegociação no internet banking ou app próprio, além de utilizar inteligência artificial para identificar cooperados com maior propensão a regularizar pagamentos.

Essa atuação proativa e estratégica ajuda muito na recuperação de valores já tidos como inadimplentes, gerando impacto direto sobre a área de negócios. Afinal, isso libera margem para novas operações de crédito, melhora os indicadores de desempenho da carteira e reforça a confiança na capacidade de gestão da cooperativa.

Ou seja, quando a cobrança é eficaz e baseada em eficiência, ela entrega ao time de negócios melhores argumentos para apresentar novas oportunidades ao cooperado, com maior segurança e menor risco, o que contribui, obviamente, para o crescimento saudável e sustentável da instituição.

Integrando equipes de crédito através da capacitação

A integração de equipes de crédito exige tanto habilidades técnicas quanto comportamentais, pois envolve a articulação entre áreas com diferentes especializações e objetivos. É importante, então, que a instituição promova treinamentos cooperativos que debatam e traduzam seus procedimentos em uma linguagem comum, mostrando que existem sim atividades interdepartamentais que são fundamentais para o suporte entre as áreas e a valorizem a colaboração acima de tudo.

Nesse ponto, a Goose Educação se destaca ao oferecer soluções específicas para cooperativas de crédito, baseadas não apenas em conceitos de livros, mas em vivências e dores reais das cooperativas que atende. Entre elas, o poder de se construir ideias em conjunto que colaborem para mitigação de problemas através do alinhamento entre as áreas, minimizando ruídos e aumentando a produtividade.

Essas iniciativas contribuem diretamente para a criação de uma cultura organizacional voltada à cooperação, à alta performance e à governança sólida. Significa dizer, em outras palavras, que, através da integração de equipes de crédito, cria-se não apenas uma instituição mais forte, mas um cooperativismo mais robusto, competitivo e preparado para contribuir positivamente com a sociedade brasileira.

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