Empresa em crise e o momento de pedir ajuda

Empresa em crise e o momento de pedir ajuda

Não importa quem você seja, é fato que em algum momento da sua vida você já passou por alguma dificuldade, seja material, emocional ou então de outra natureza. Com uma pessoa jurídica acontece a mesma coisa: é normal encontrar por aí alguma empresa em crise, que geralmente enfrenta dificuldades financeiras.

Mas, assim como as pessoas físicas, quando a PJ sente que algo não vai bem é preciso ir a um especialista, identificar o problema e tratá-lo o quanto antes, para que a “doença” não se alastre e se torne algo muito sério.

Neste artigo, falaremos sobre quando pedir ajuda para a empresa em crise, como identificar os sinais de um problema e de que forma uma consultoria pode contribuir para salvar o empreendimento.

Vamos começar?

Quando pedir ajuda para a empresa em crise?

É até comum que o empresário relute em pedir ajuda logo que sente um pequeno problema na empresa, que a princípio ele nem sabe exatamente qual é. Muitos ignoram ou acham que a solução é sempre ganhar mais, vender mais, produzir mais, o que acaba apenas prejudicando a Gestão Financeira e retardando o agravamento do problema.

Essas soluções paliativas muitas vezes enganam os indicadores, levando o empresário a acreditar que não há mais empresa em crise. E aí, quando a coisa aperta e ele resolve pedir ajuda, não há mais o que fazer.

É como um ser humano quando fica doente e resolve tomar uma coisinha aqui, um chazinho ali, e em algum tempo a dor fica insuportável a ponto de precisar de um médico. E então o que seria curável com um anti-inflamatório, agora necessita de cirurgia e repouso (o pior cenário, se transportarmos o exemplo para uma empresa).

Portanto o momento certo para pedir ajuda de uma consultoria especializada é logo no início, nos primeiros sinais de que alguma coisa está fora do trilho.

Como identificar um sinal de empresa em crise?

Vamos pensar aqui numa empresa que esteja vendendo bem, faturando muito e crescendo receita. A princípio não dá pra achar que se trata de uma empresa em crise, não é mesmo?

Pois os sinais de um problema podem surgir mesmo nessas condições. Se você, empresário, trabalha muito, ganha bem, paga as contas e ainda assim no fim do período falta dinheiro, então é hora de procurar ajuda sim.

Geralmente o primeiro sinal é sentido no Caixa. Aliás, tudo o que acontece numa empresa é sentido primeiro ali, no Caixa. E a solução para a crise começa lá também.

Já o sinal de agravamento aparece com o primeiro atraso. Então a companhia deixa de pagar o imposto do mês, parcela a dívida no próximo, e acaba percebendo que precisará parcelar novamente no outro… e isso tudo acaba gerando um efeito bola de neve.

Todos esses atrasos acumulados podem gerar uma situação insustentável, que podem culminar na falência da empresa; mas até lá há diversos caminhos para a recuperação, que somente um especialista consegue enxergar. Entretanto, quanto mais o tempo passa e mais obrigações se acumulam, menos espaço há para as estratégias.

Como uma Consultoria Financeira pode ajudar?

A ideia de pedir ajuda para uma empresa em crise está relacionada à sensação de fracasso do empresário, e por isso muitos relutam em solicitar o apoio de um especialista logo no começo.

Mas, como já foi dito, é normal enfrentar momentos de dificuldade. Mas há uma grande diferença entre contar com o auxílio logo nos primeiros sinais e procurar o apoio só quando “já tentei de tudo e nada funciona”.

É preciso deixar claro, então, que a Consultoria Financeira vai sim agir para identificar o problema com um olhar diferente do dono, sem emoção, mas com racionalidade. O que significa a tomada de decisões mais firmes, porém necessárias.

Em razão de tudo isso, qual seria, então, o momento ideal de pedir ajuda para uma empresa em crise?

A melhor hora para contar com o apoio de uma Consultoria Financeira é quando seu Caixa começa a reclamar, a faltar dinheiro, a mostrar os primeiros sinais de que algo está saindo do eixo.

Se o apoio for dado logo no começo do problema, a consultoria pode ser de estruturação, e não reestruturação; ou seja, a solução pode ser mais factível e pontual.

Afinal, quando o corpo dá o sinal, é melhor ir logo ao médico e tomar apenas um analgésico, do que demorar demais e precisar de antibióticos (e todas as possíveis reações adversas).

Se seu negócio precisa voltar aos eixos, procure a Goose!

MÍDIAS SOCIAIS