Pequenas e médias empresas: o que fazer para começar 2023 com as contas em dia

Pequenas e médias empresas: o que fazer para começar 2023 com as contas em dia

Estar com as contas em dia é fundamental para toda empresa que deseja crescer e expandir seus negócios, especialmente quando as incertezas do cenário econômico rondam o mercado.

 

No Brasil, que recentemente experimentou três meses de deflação, os preços voltaram subir, atingindo 0,59% em outubro e 6,47% no acumulado de 2022, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

Para o próximo ano, os desafios são muitos. Internamente, ainda não se sabe ao certo como o mercado financeiro irá reagir diante da transição de governo. Já no contexto global, temos uma desaceleração ampla e acentuada da atividade econômica mundial, com uma inflação bem superior à observada em muitas décadas.

 

Nessa conjuntura, estar com as contas em dia torna-se ainda mais relevante para a saúde e longevidade da sua organização.

 

Mas como a sua empresa pode se programar para o próximo ano, para manter as contas em dia e obter resultados satisfatórios?

 

Veja as dicas da Goose:

 

·      Antes de vender, verifique a qualidade do crédito

 

Para ter as contas em dia, a sua empresa também precisa receber em dia. Por isso, fuja dos inadimplentes. Faça uma análise de crédito qualificada de seus clientes.

Afinal, conforme estudo feito pela Serasa Experian, 6,3 milhões de empresas estavam com o nome no vermelho em setembro de 2022. O que representa 5% a mais na comparação com o ano anterior. Do total, 5,6 milhões são micro ou de pequeno porte, o que equivale a 88% do total.

 

·       Cuidado com prazos longos para recebimento

Além da qualidade do crédito, para estar com as contas em dia, a segunda questão que deve ser observada é o prazo de recebimento de vendas. Quando se há uma dificuldade de mercado, uma recessão ou então a empresa quer crescer e aumentar suas vendas, geralmente há duas estratégias: ou se dá desconto para o cliente pagar menos e comprar o produto ou se dá prazo – que é a prática mais comum –, parcelando o valor em várias vezes e aumentado o volume de vendas.

 

Porém, muitas vezes o prazo de recebimento é muito superior ao de pagamentos, forçando que a empresa pague seus fornecedores, sem ter recebido de seus compradores e, às vezes, os produtos não possuem margem para suportar essa despesa.

·      Negocie prazos para pagamento

O terceiro ponto, para entrar 2023 com as contas em dia é levar em consideração a possibilidade de negociar com seus fornecedores bons prazos para pagamento, que é oposto do prazo de serviço.

 

Quando a empresa começa a vender em escala maior, é necessário comprar muito insumo e ter mais estoque. No entanto, se ela não dispõe de tanto crédito assim com o fornecedor, não vai conseguir bons prazos, passando a comprar mais à vista.

 

O grande problema é que a empresa vende em um prazo muito longo, muitas vezes não recebe, precisa comprar muito e fica sem dinheiro. A combinação desses três fatores compromete o caixa de uma empresa, principalmente no momento em que ela começa a vender muito.

 

Em resumo:

 

A qualidade do crédito, o tempo de recebimento de vendas e o prazo de compras tanto dos insumos quanto dos serviços são fundamentais e têm relação direta com os resultados da sua empresa e com a sua capacidade de colocar as contas em dia.

 

Além de seguir essas dicas, você também pode contar com a equipe de consultores da Goose para organizar as suas finanças e crescer em 2023.

 

MÍDIAS SOCIAIS