Saiba como a cooperação será crucial para médias empresas em 2024

Saiba como a cooperação será crucial para médias empresas em 2024

Já era previsto que o cenário econômico mundial pós-pandemia fosse, de certa forma, cercado de otimismo e representado pelo crescimento dos grandes players mundiais. Entretanto, os gestores das médias empresas em 2024 se depararam com a escalada de grandes conflitos na Europa e Oriente Médio, ocasionando uma grande tensão também no mercado.

Com isso, a pergunta que preocupa tais gestores agora deve ser: e como fazer o planejamento estratégico mais assertivo possível para a minha empresa, considerando esses fatores e outros que possam impactar meu negócio?

E a melhor resposta que podemos dar está indicada no título deste artigo: através da cooperação. Diversos especialistas pelo mundo todo já entraram em consenso: no futuro próximo, cooperar será mais eficaz e trará mais resultados que competir.

O porquê disso, e quais as bases usamos para apostar firme na cooperação entre as empresas explicaremos a seguir. Boa leitura!

As médias empresas e o contexto econômico em 2024

As empresas de médio porte se destacam no mercado por terem a agilidade das pequenas e a presença e consolidação das grandes. Dessa forma, o potencial para crescimento é grande, considerando que os gestores façam um bom planejamento financeiro anual e mantenham, claro, ações de governança e ESG alinhadas com os valores da organização.

Para tanto, é imprescindível compreender de que forma o contexto econômico em 2024 pode interferir nas atividades e ameaçar (ou beneficiar também) o seu negócio. Assim, é possível planejar o crescimento para que ele se consolide e se mantenha nos demais períodos.

Para especialistas da FDC – Fundação Dom Cabral, a economia global apresenta uma recuperação mais lenta e gradual, enquanto China e EUA – os dois maiores players globais da atualidade – também retomaram seu crescimento um pouco acima da média global, mas ainda em padrões menores do que os vistos anteriormente. O Brasil, por sua vez, apresentou importante recuperação na casa dos 3%, mesmo com a inflação ainda assombrando o poder consumidor, mas, de certa forma, controlada.

A inflação, aliás, é uma preocupação global, já que os conflitos na Ucrânia e na Palestina, somados às tensões comerciais entre EUA e China em Taiwan, acabam diminuindo a produção de insumos e acarretando aumento de preços em escala.

No Brasil, o PIB tende a manter seu crescimento e manter-se em torno de 3%. Isso porque, apesar da China estar crescendo menos, a renda per capita tem se elevado exponencialmente e aumentado a demanda por alimentos, energia e commodities brasileiros.

Dessa forma, com o crescimento da economia e o aumento da demanda, as médias empresas, em 2024, terão a oportunidade de encontrar os caminhos do desenvolvimento, que passam, necessariamente, pelo fortalecimento do mercado interno e pelo aumento de soluções ao cliente. Veremos mais sobre isso a seguir.

Os desafios e as oportunidades para médias empresas em 2024

O Brasil entrou definitivamente no radar mundial como um grande centro de consumo. E isso se dá devido ao grande aumento populacional que apresentamos nas últimas décadas. Estima-se, inclusive, que dentro de 25 anos existirão cerca de 2 bilhões de brasileiros no planeta.

Esse “boom” populacional gera, é claro, saturação do mercado interno consumidor, abrindo espaço para a concorrência estrangeira que, com maior tecnologia e maior apelo comercial, competirão de forma desigual com as médias empresas brasileiras.

É necessário, portanto, se preparar desde já para minimizar esse risco. Ao mesmo tempo em que o aumento populacional pode saturar um mercado, ele pode também fazê-lo crescer, desde que esteja preparado para atender a todas as demandas de seus clientes. Dessa forma, ele não precisará ir tão longe para ter o que necessita.

Leia também: Problemas no varejo: como a boa gestão financeira faz toda a diferença.

Significa dizer, em letras mais claras, que o grande desafio para as médias empresas em 2024 será, em pouco tempo, fortalecer o próprio mercado onde atua. Isso porque empresas externas, que estão acompanhando o ritmo de crescimento global, buscarão no Brasil o poder consumidor que tanto necessitam para manter suas atividades.

Concorrer ou cooperar: o que será mais vantajoso para as médias empresas em 2024?

Considerando, então, a previsão econômica para médias empresas e o iminente aumento na demanda nacional, como essas organizações poderão defender sua posição, alavancar seu mercado e acompanhar o ritmo desse crescimento global?

A resposta é simples, porém ainda de difícil aceitação entre o empresariado: cooperação entre as empresas. Não dá mais para as empresas continuarem atuando no mercado como se fossem ilhas; é necessário estabelecer pontes, manter conexões e interligar negócios entre cadeia de fornecedores, parceiros e até mesmo entre concorrentes.

Dessa forma, o cliente pode fluir melhor entre as empresas daquele nicho ou mercado e ser correspondido em todas as suas necessidades, gerando um ciclo virtuoso de atendimento.

Mas é preciso ter atenção à maneira como serão construídas essas pontes. O foco principal deve ser a consolidação da posição do mercado a fim de evitar uma concorrência ainda maior no futuro. Algumas ações de cooperação podem incluir:

  • O estabelecimento de uma nova empresa conjunta para atuação com uma nova marca;
  • Tabelamento de preços para produtos e serviços, com diferencial para o atendimento;
  • Maior sinergia entre fornecedores, parceiros e investidores.

A ideia da cooperação entre as médias empresas em 2024 é dar início à criação do maior número de soluções possível para que o cliente não busque suprir suas necessidades em outros mercados.

Conclusão

Em 2024, entre as estratégias para médias empresas, será destaque a cooperação entre elas, buscando o fortalecimento do mercado, a ampliação de soluções ao cliente e construção de pontes para minimizar os impactos que o crescimento econômico global e o aumento populacional brasileiro podem causar.

Para tanto, é importante que cada organização esteja pronta para incluir tal pauta em seu planejamento estratégico, considerando, também, todo o contexto brasileiro e mundial, que contará com o aumento das tensões comerciais entre China e EUA e os grandes conflitos na Europa e Oriente Médio.

Dessa forma, cooperando entre si, as médias empresas em 2024 poderão iniciar o fortalecimento de seu cenário e construir um futuro de crescimento e harmonia.

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