A importância do OKR em pequenas e médias empresas

A importância do OKR em pequenas e médias empresas

Aplicar o OKR em pequenas e médias empresas pode ser visto como um tanto inadequado, já que estamos falando de Objectives and Key Results. Mas não se engane: o método é perfeito para conduzir o crescimento da sua empresa.

Trata-se de uma estratégia que define um objetivo principal qualitativo para o setor ou organização, e resultados parciais quantitativos que servem como “degraus” para chegar até esse objetivo maior.

Na prática, a metodologia OKR é capaz de guiar o crescimento de uma empresa, desde que, é claro, sejam definidos objetivos e resultados plausíveis, mas que não deixem de ser ambiciosos.

Neste artigo, trouxemos o funcionamento do OKR em pequenas e médias empresas e os 5 passos para iniciar a escalada do seu sucesso, segundo nossa consultoria para PMEs. E ainda listamos as 3 principais ferramentas disponíveis na internet para te ajudar nessa.

 

O que é e como funciona o OKR em pequenas e médias empresas?

 

OKR é uma sigla em inglês que significa Objetivos e Resultados-Chave. Trata-se de um método muito usado por empresas em crescimento, para poder dosar e, de certa forma, controlar essa ascensão.

É uma forma estratégica de estruturar e medir a evolução de um setor ou mesmo de toda a empresa, baseado em estabelecer um objetivo maior e metas relacionadas a ele, além de, é claro, cumpri-las.

Esse método é considerado, hoje, como a melhor forma de se ter uma gestão estratégica; e tanto se encaixa nas grandes corporações quanto nas pequenas e médias empresas. Prova disso é que o Google usou (e ainda usa) o OKR quando tinha apenas 40 funcionários – hoje são cerca de 85 mil espalhados pelo mundo.

Mas, para fazer sentido e ser eficaz, o método necessita estar na cultura organizacional, ou seja, ser internalizado por cada colaborador. De forma sucinta, ele consiste em:

 

  • Objetivos (O): é a declaração resumida e simples da direção para a qual a empresa deseja ir, é onde quer chegar. Esse objetivo precisa ser plausível e alcançável, mas também é bom que seja ambicioso e desafiador, para que chame a atenção e motive a equipe em busca dele.
  • Resultados-chave (KR): são metas que impactam no objetivo e contribuem para o sucesso dele. Obviamente, também precisam ser acessíveis e, geralmente, variam de 2 a 5 metas para cada objetivo. Elas representam o resultado parcial que constroem o objetivo.

 

Sendo assim, é importante salientar que o Objetivo é qualitativo, ou seja, deve representar um avanço no crescimento do setor ou da empresa. Já os resultados-chave são quantitativos, ou seja, métricas com dados concretos ligados ao objetivo.

 

Qual é a importância do OKR em pequenas e médias empresas?

 

Inserir o método OKR em pequenas e médias empresas é um passo certeiro para o crescimento do empreendimento. E sua simplicidade garante, num curto espaço de tempo, a internalização da estratégia pela equipe.

Ele mostra, de forma bem clara, quais são as ambições da empresa e que métricas ela usa para cobrar resultados de seus colaboradores. Essa transparência contribui para a Governança, para uma boa Gestão Financeira e principalmente para o engajamento dos funcionários, que passam a ver e saber exatamente como contribuir para os propósitos da organização.

Se comunicado adequadamente, o OKR em pequenas e médias empresas pode melhorar a eficiência e performance das equipes. Isso porque elas são motivadas pelo desafio do objetivo maior, com recompensas das metas ou resultados-chave.

Além disso, as decisões são tomadas com base em dados concretos, quantitativos, mensuráveis. O que indica que servem de suporte para decisões mais racionais, sem envolvimento de emoções ou suposições.

 

Como montar seu OKR?

 

Montar um OKR em pequenas e médias empresas é simples, mas requer o comprometimento de todos, como dissemos.

 

1) Defina 3 objetivos

 

Seja por setor ou geral para toda a organização, o primeiro passo é definir 3 objetivos que a empresa almeja. Eles devem ser plausíveis e ambiciosos, para despertar a atenção e interesse dos envolvidos.

 

2) Liste os resultados-chave

 

Para cada objetivo, você deve listar de 2 a 5 resultados-chave coerentes. Eles precisam ser mensuráveis e indicar um caminho para o atingimento do objetivo maior.

 

3) Comunique e alinhe com a equipe

 

A comunicação do OKR em pequenas e médias empresas é fundamental. É através dela que cada colaborador saberá como contribuir e em que caminho está trilhando. Serve também para manter o engajamento através da transparência.

 

4) Atualize os resultados

 

Em geral, as empresas de sucesso atualizam seus resultados-chave mensalmente, o que confere aos seus colaboradores o prazo claro para atingimento dessas metas. Mas, é claro, cada empresa vive uma realidade, o importante é fazer essa atualização periodicamente.

 

5) Revise o OKR

 

Assim como os resultados-chave necessitam de um prazo para serem atualizados, o OKR também deve ser revisado periodicamente, em geral, anualmente. Isso é importante para saber se a empresa obteve sucesso com ele, ou se necessita mudar alguma estratégia, até mesmo mudar o próprio OKR.

 

Principais ferramentas para OKR em pequenas e médias empresas

 

Existem tecnologias disponíveis na internet que ajudam o pequeno empreendedor a guiar suas equipes em torno do OKR. Vamos listar aqui as 3 mais usadas no mundo:

  • Perdoo: é integrado com o slack (ferramenta de comunicação interna) e notifica os colaboradores responsáveis pelo objetivo. Também consegue mostrar como os diferentes OKRs de uma empresa estão relacionados.
  • Betterworks: cada funcionário consegue visualizar os resultados em tempo real. Além disso, fornece insights sobre o engajamento do time para o líder.
  • Weekdone: os colaboradores conseguem trabalhar na plataforma simultaneamente, em tempo real. Também fornece dados estatísticos e gráficos sobre o cumprimento das metas e dos objetivos.

Essas ferramentas, assim como a simples e boa planilha, podem ser muito úteis e economizar muito tempo na elaboração e comunicação das equipes sobre o OKR em pequenas e médias empresas.

Entretanto, a contratação de um especialista não deve ser descartada, já que se trata de uma estratégia perene, diferente das de curto prazo. A Goose possui a expertise de mercado e administração que sua empresa necessita. Para saber mais, clique aqui.

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