Como superar as maiores dificuldades de gestão no varejo?

Como superar as maiores dificuldades de gestão no varejo?

Se você tem um negócio que lida diretamente com vendas ao público, já deve ter se deparado com algumas dificuldades relacionadas à gestão no varejo. Isso é muito comum e, embora não seja o ideal, essas “pedras no caminho” contribuem para o crescimento da empresa.

Afinal, a sociedade atual se transforma muito rápido. Tendências surgem e vão embora em questão de dias; outras, entretanto, chegam e ficam consolidadas no mercado, forçando as empresas e repensarem seus processos e realinharem suas ações.

Isso significa que, na prática, aquele que não estiver preparado para lidar com mudanças e souber aproveitá-las ao invés de lutar contra elas, tem mais chance de obter sucesso. Em outras palavras, o negócio que tiver visão e souber gerir internamente suas atividades com base nas necessidades externas estará à frente de seus concorrentes.

Por isso a gestão no varejo é tão importante. Ela representa uma maior organização do negócio e, em médio e longo prazo, traz resultados positivos para a empresa. Trata-se, portanto, de algo vai além de apenas lidar com a demanda e viver “apagando incêndios”, é a profissionalização da administração.

Veremos abaixo como essa gestão pode ser fundamental para superar as maiores dificuldades que os empreendedores encontram atuando no varejo. Acompanhe.

Como acompanhar índices e dados?

Basicamente, tudo o que uma empresa precisa para se manter viva depende de informações e dados administrativos. Estoques, fluxo de caixa, vendas, fornecedores, orçamento, contas a pagar são apenas alguns exemplos. E o empreendedor pode se perder facilmente se acompanhar tais informações manualmente.

Sendo assim, investir num software especializado em gestão no varejo é fundamental para levantar as informações necessárias e acompanhar de forma mais segura a saúde financeira e fiscal da empresa. E isso ainda se traduz em decisões mais assertivas, mais ágeis e que favorecem a maior produtividade de toda a equipe.

A gestão no varejo e o fluxo de caixa

Já pontuamos muitas vezes aqui no blog da Goose o quão importante é ter atenção para o fluxo de caixa de uma empresa. Ele é a ferramenta que dará ao gestor a visão financeira de toda a movimentação operacional do negócio.

Na prática, significa que ele poderá fazer projeções financeiras e calcular resultados sobre o período, além, é claro de identificar os pontos fracos e poder manejar investimentos de acordo com essas necessidades.

Por isso, acompanhar atentamente o fluxo de caixa de uma instituição é necessário e permite ao empreendedor ter uma visão sobre a saúde financeira do seu empreendimento e qual a posição dele no mercado atual.

Como entender melhor o consumidor?

Já se foi o tempo em que as empresas buscavam atingir o maior número de pessoas possível para poder vender mais. Essa prática, hoje, é vista como um grande desperdício de recursos. O ideal de uma boa gestão no varejo é que apenas as pessoas certas conheçam seu produto, ou seja, aquelas que possuem interesses e necessidades relacionadas com seu negócio.

Atualmente, é bem comum as empresas do ramo saberem quem é seu público, mas isso não significa necessariamente conhecê-lo a fundo, e sim deter as principais características demográficas dele, como idade média, gênero e localidade.

Para aprofundar esse conhecimento sobre o cliente, é importante o gestor saber quem é sua persona, ou seja, um personagem semifictício que tem um emprego, alguns hobbies, uma rotina definida, número de filhos e até preocupações relacionadas à vida pessoal e profissional. Tudo isso baseado em dados coletados sobre clientes reais.

Com todas essas informações sobre a vida da persona, o gestor pode traçar estratégias de venda (como tocar nos desejos e trabalhar objeções em venda) e melhorar sua comunicação com o público, focando na linguagem e canais corretos que ele mais utiliza.

Estabelecendo metas para a gestão no varejo

Uma boa forma de gerir e acompanhar os resultados de uma empresa é estabelecendo um objetivo final, metas relacionadas a esse objetivo e prazos para o atingimento deles; claro, tudo de forma alcançável de acordo com a realidade do negócio. A essa estratégia damos o nome de OKR (Objectives and Key Results), e você pode ler mais sobre ela clicando aqui.

Isso se relaciona diretamente com a motivação da equipe, uma vez que as metas servem como um guia para as ações cotidianas e manutenção de estratégias de vendas. Dessa forma, a gestão no varejo acaba coordenando seus colaboradores e suas ações para os resultados esperados, sempre de forma pensada e calculada conforme a realidade da empresa e do mercado em que se insere.

Treinamento e respaldo aos colaboradores

Quando falamos, lá no início, que ter uma gestão no varejo é profissionalizar a administração do negócio, isso também envolvia o treinamento dos colaboradores. Afinal, de que adianta ter sistemas, procedimentos e organização se quem vai operacionalizar tudo isso não tem ideia de como fazer?

Assim, investir no treinamento dos colaboradores garante não apenas que a operação da sua empresa esteja nos trilhos, mas também que seus colaboradores estejam motivados e se sintam importantes para a organização. Isso melhora o clima organizacional e, como resultado final, contribui para a melhora nas vendas.

As habilidades necessárias para a gestão no varejo

Por fim, para superar as dificuldades do varejo e poder implementar a gestão do seu negócio de forma eficaz, é importante que o gestor tenha algumas habilidades específicas, que podem ser desenvolvidas através da experiência ou de treinamento.

  • Liderança: liderar equipes e pessoas é fundamental para o gestor poder guiar seu negócio rumo aos objetivos traçados, através da motivação e da observação às metas estabelecidas;
  • Visão sistêmica: entender o contexto em seus aspectos sociais, ambientais e econômicos é ter visão ampla sobre o negócio e o mercado, e isso pode favorecer a tomada de decisão e os rumos que a empresa pode tomar;
  • Pensamento estratégico: essa habilidade permite que a gestão no varejo seja o mais eficaz possível, pegando aquilo que se tem disponível e alcançando o melhor resultado possível;
  • Desenvolvimento de pessoas: se liderar pessoas é fundamental, desenvolvê-las é a chave para isso acontecer da melhor forma, pois além de engajamento dos colaboradores, o gestor consegue elevar o nível de conhecimento deles e melhorar sua performance no trabalho;
  • Comunicação assertiva: a boa liderança e estímulo às pessoas que colaboram com seu negócio advém de uma boa comunicação, ou seja, saber expressar-se e comunicar suas ideias de forma clara e recíproca com o interlocutor.

Conclusão

Quem busca superar as dificuldades de gestão do varejo, precisa compreendê-las e se preparar para isso. Ter noção completa de como anda o negócio e saber olhar para os indicadores e dados como uma oportunidade para implementar alguma ação é o primeiro passo para profissionalizar a administração da sua empresa.

A Goose oferece completo respaldo para o gestor de varejo poder entender o momento da sua empresa e de que forma ele pode usar essa análise para o crescimento do negócio. Sendo assim, se o seu negócio precisa de uma gestão do varejo mais profissional, entre em contato.

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